0054/2024 - THE FOOD RETAIL ENVIRONMENT AROUND SCHOOLS IN A LOW-INCOME BRAZILIAN CITY: A STREET AUDIT EVALUATION
(23/02/2024)
Gabriel M.A. Costa, Nicole A. C. Vidal, Nykholle B. Almeida, Luan Santos Aragão, RÃsia C.E. Menezes, Giovana Longo-Silva, Jonas A.C. Silveira
Artigo / Tema Livre
Publicado
This study evaluated the retail food environment around early childhood education centers (ECEC) in Rio Largo/AL, Brazil. In this cross-sectional study, the food retail outlets (FRO) were identified through a whole-city street survey and audited usin...
0052/2024 - Câmaras que ecoam ódio, bolhas que destilam medo: constituição do eu e intolerância como raÃzes da desinformação.
(22/02/2024)
Paulo Roberto Vasconcellos-Silva, Luis David Castiel
Artigo / Tema Livre
Publicado
Ilusão e verdade adquirem faces indistintas no ambiente virtual: xenofobia, misoginia e homofobia - entre outras falhas sistemáticas de discernimento pela ira - são vÃcios reincidentes no trânsito massivo das redes sociais. Assistimos a “Justi...
0051/2024 - Financiamento da Atenção Básica dos municÃpios da Bahia: Análise das transferências federais de 2008 a 2017.
(22/02/2024)
Amana Santana de Jesus, Rosana Aquino, Ana Luiza Queiroz Vilasbôas
Artigo / Tema Livre
Publicado
O artigo tem por objetivo analisar as transferências federais de recursos financeiros para o Bloco de Atenção Básica à saúde dos municÃpios baianos, segundo estrato populacional, no perÃodo de 2008 e 2017. Estudo do tipo exploratório - descr...
0050/2024 - PolÃticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o SUS: um estudo sobre os INCTs da saúde.
(22/02/2024)
PatrÃcia Seixas da Costa Braga, LaÃs Silveira Costa, Ligia Bahia
Artigo / Tema Livre
Publicado
O trabalho avalia as potencialidades e os limites das PolÃticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para aproximação da pesquisa conduzida no paÃs e o SUS. É embasado por matriz de análise ancorada no campo dos Estudos Sociais da Ciência e Te...
0049/2024 - Construção de modelo teórico lógico para avaliação da atenção à deficiência em serviços de Atenção Primária à Saúde
(22/02/2024)
Thais Fernanda Tortorelli Zarili, Elen Rose Lodeiro Castanheira
Artigo / Tema Livre
Publicado
O objetivo consiste em propor um modelo teórico-lógico de avaliação para a dimensão Atenção à deficiência em serviços de Atenção Primária à Saúde. Foi elaborado um modelo com 128 indicadores divididos em cinco domÃnios: Estrutura (EST...
0048/2024 - PrincÃpios e caracterÃsticas da Educação Permanente em Saúde: resgate e resistência em favor de um SUS potente e em defesa da vida
(22/02/2024)
Marcia Naomi Santos Higashijima, Helvo Slomp Junior, Alcindo Antonio Ferla, Laura Camargo Macruz Feuerwerker, Emerson Elias Merhy, Ricardo Burg Ceccim, Jader Vasconcelos, Alessandro Diogo De Carli, Mara Lisiane de Moraes Santos
Artigo / Tema Livre
Publicado
A Educação Permanente em Saúde (EPS) transcende a PolÃtica Nacional de Educação Permanente em Saúde, forjada com princÃpios e caracterÃsticas próprias para atender a necessidade de qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúd...
0047/2024 - Indicadores de Saúde Mental e Cobertura da Rede de Atenção Psicossocial para Populações IndÃgenas no Ceará
(22/02/2024)
James Ferreira Moura Jr., Larissa Niemann Pellicer, Thayane Girao, Merremmi Karao Jaguaribaras, Antonia Vanderli Alves do Nascimento, Rosa Pitaguary, Juliana Alves Jenipapo Kaninde, Magda Dimenstein
Artigo / Tema Livre
Publicado
Objetiva analisar a cobertura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os indicadores de saúde mental nos municÃpios cearenses com e sem presença de populações indÃgenas. Foram utilizados distintos bancos de dados públicos acerca da situaçÃ...
0046/2024 - Intervenções educativas para prevenção e conduta dos eventos adversos pós-vacinação: uma revisão sistemática
(21/02/2024)
Débora Amorim de Vasconcelos, Alberto Matos dos Santos, Jéssica Carvalho Nascimento, Camila Tahis dos Santos Silva, Andreia Freire de Menezes, Maria do Socorro Claudino Barreiro, Camila Belo Tavares Ferreira, Glebson Moura Silva
Artigo Temático
Publicado
Este estudo tem como objetivo investigar as intervenções educativas para a prevenção e conduta dos eventos adversos pós-vacinação. Trata-se de uma revisão sistemática realizada por meio da análise de estudos observacionais sem restrição d...